quarta-feira, 2 de março de 2011

Comprometimento: o diferencial competitivo de um grande líder

Um item indiscutivelmente escasso no ambiente corporativo, e que pode ser considerado como um dos responsáveis pelos melhores resultados das empresas no mercado de trabalho é o comprometimento organizacional. E tão escasso quanto são os líderes capazes de promover e criar estratégias para obter o comprometimento de sua equipe.

Das várias definições da palavra comprometer, segundo o dicionário Houaiss, a que mais me chamou atenção foi a seguinte: comprometer é "combinar casamento". O que mais seria a relação colaborador- empresa, ou líder-equipe, senão "uma aliança ou associação que visa uma vida comum"? Vida essa repleta de turbulências, conflitos de interesses, falta de comprometimento do parceiro, mas ao mesmo tempo com metas, valores e porque não afirmar uma missão de vida semelhante (ou não!).

Eis que se depara o líder dos dias atuais com uma das mais desafiadoras tarefas: fazer com que sua equipe realize o trabalho com dedicação, esforço, além do que lhe é proposto realizar, visando melhores resultados e o desenvolvimento contínuo da empresa.

Mas a pergunta em questão é : Como comprometer pessoas?


Diferente de outros requisitos como habilidade, competência e conhecimento, que podem ser 'comprados" através de cursos e treinamentos, o comprometimento é algo que deve fluir de dentro para fora e de uma certa forma espontaneamente. É o "poder contar" com o indivíduo ou equipe, com um trabalho engajado, e uma intensidade de esforço considerável.

Como não existe segredo ou poção mágica para promover o comprometimento, face a complexidade da natureza humana, sugiro então, propostas para ajudar o líder nesta difícil missão:

- Conhecer o colaborador ou sua equipe, de tal forma que cada um possa exercer aquele trabalho no qual se identifica, e, participando ativamente, passe a considerar essencial o seu desempenho para o resultado proposto pela empresa ou líder;

- Promover um ambiente de trabalho agradável, aonde mesmo com a pressão por resultados e competição interna, exista espaço para todos crescerem, preservando então a individualidade de cada um;

- Estimular constantemente a prática do diálogo aberto, seja para dirimir conflitos, insatisfações ou até mesmo desentendimentos. Os problemas sempre existirão. Mas, saber resolvê-los de forma sábia, consciente e com responsabilidade é o que faz o colaborador se sentir parte de um todo e não mais um entre tantos outros;

- E a pergunta final para o próprio líder: coloque-se na posição de sua equipe e reflita: o que seria necessário para você se sentir cada vez mais motivado e comprometido em ?fazer a diferença??

Tendo em vista o grau de dificuldade do desafio proposto neste artigo, reafirmo então, que o diferencial competitivo de um líder que já tenha consigo as competências e habilidades essenciais, será aquele que conseguir alastrar o comprometimento, e consequentemente, os resultados excepcionais, vislumbrando assim, o sucesso, a credibilidade e o seu justo reconhecimento.


* Karina Nascimento é Master Coach pelo International Association of Coaching-Institutes, advogada e escritora, especialista em gestão organizacional e formação de líderes e equipe. Possui Certificação Internacional em Coaching pelo Instituto Internacional de Coaching e é membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Atuou como executiva nas áreas de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano e Organizacional. Integra o quadro de trainer e executive coach do Instituto de Coaching Aplicado - ICA, além de coordenar o Grupo de Desenvolvimento, Estudos e Pesquisas do Instituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário