Se reter talentos já não era uma tarefa fácil, agora com uma nova geração entrando no mercado de trabalho, que é imediatista, ligada em tecnologia e não abrem mão de uma bom ambiente de trabalho, essa missão ganhou ainda mais desafios.
A chamada Geraçao Y chegou provocando mudanças significativas no mundo corporativo. Eles são impacientes, tem tomada de decisão rápida, tem espírito empreendedor,são totalmente orientados para satisfação imediata de seus anseios e vontades, tem uma visão de mundo muito mais ampliada e são mais ousados e destemidos para novos desafios.
Esses profissionais são bem vistos e procurados pelas empresas. Pois são capazes de inovar, empreender, tem auto confiança e tem preocupação sócio-ambiental.
Diante de tantas mudanças no comportamento dos profissionais as empresas e profissionais de RH estão em busca de novas práticas de gestão de pessoas para conseguir reter esses talentos. Pois selecioná-los é fácil o difícil é conseguir atender suas expectativas e mantê-los em seu quadro de funcionários.
Um fato é certo e comprovado: pessoas felizes dão mais lucro. Mas como proporcionar essa felicidade a essa nova geração? Esse é o grande desafio. Antes um bom salário já seria o primeiro diferencial para reter um talento, mas para essa geração isso não é o mais importante. Segundo uma pesquisa feita pela Cia de Talentos, o sucesso para esses jovens dependem em primeiro lugar, para 36% dos entrevistados, de fazer aquilo que se gosta, depois vem equilíbrio entre a vida profissional e pessoal; sensação de realização, seguida de reconhecimento e só em quinto lugar vem o ser bem remunerado.
Na mesma pesquisa foi questionado também os motivos que os levam a deixar o emprego, que são: em primeiro lugar ambiente de trabalho ruim; em seguida vem, pouco desenvolvimento profissional; em terceiro lugar,baixa qualidade de vida; em quarto, estabilidade de emprego e no final salários e benefícios. Mais uma vez a questão material fica em último lugar.
Diante disso, acredito que alguns dos pontos que farão a diferença para reter esses jovens talentos, são:
- Identificação com a empresa: A geração Y não tem o desejo de permanecer em um mesmo local de trabalho até a aposentadoria. Mas, eles estão dispostos a trabalhar horas a fio se sentirem que os valores da organização estão congruentes com seus valores.
- Ofereça gratificações e resultados tangíveis: Esses jovens possuem pouca paciência e são imediatistas, buscando progressos contínuos e rápidos em cada aspecto da vida. Tudo o que desejam saber é o que se espera deles, oferecendo gratificações e benefícios constantes pelo trabalho realizado.
- Ter chefes confiáveis: A credibilidade nos chefes indica que os jovens se sentem valorizados, informados, ouvidos, e que podem recorrer aos superiores quando precisam; que seus chefes são competentes, que lhes dão suficiente responsabilidade, e que falam a verdade. Esses jovens valorizam a verdade.
- Ofereça Feedbacks constantes: A geração Y possui uma necessidade constante de feedback, de preferência duas vezes por mês. Não é necessário que seja uma avaliação extensa. Um comentário de 5 minutos já faz os Ys felizes, pois significa que os gestores notaram a sua presença dentro da empresa. "Você fez um excelente trabalho!". Apenas isso já será suficiente.
- Ambiente de trabalho favorável: Cativar estes profissionais, oferecendo um bom ambiente de trabalho e proporcionando a informalidade ao unir responsabilidades e troca de experiências pessoais e profissionais. Dê liberdade como forma de flexibilização onde será obtida informalidade, claro que de uma forma positiva e não como uma liberdade irresponsável. Foque em seus resultados. Esses jovens também valorizam o trabalho em equipe e o companheirismo, portanto, incentive isso em sua empresa. Esses jovens querem trabalhar em um ambiente onde possam ser eles mesmos, um ambiente descontraído e bem humorado.
- Ofereça treinamentos: Essa geração tem um grande interesse em aprender e absorver novos conhecimentos. Invista em desenvolvimento e capacitação. Mas se esforce e garanta que os conhecimentos adquiridos sejam aplicados no próprio meio profissional. Crie ambiente, estimule, desafie e premie.
Essas são algumas dicas para reter esses jovens talentos. O que não se pode esquecer é que não existe uma fórmula, deve-se entender que cada indivíduo tem suas necessidades, valores e sonhos. Portanto, o ideal é procurar conhecer cada colaborador para lhe proporcionar o que de fato é importante para ele em um ambiente de trabalho, o que o motivará a continuar na corporação.
* Camila Gouvea é Coach com certificação internacional pela Sociedade Latino Americana de Coaching e International Association of Coaching-Institutes. É membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Integra o quadro de trainer e executive coach do Instituto de Coaching Aplicado - ICA, além de participar do Grupo de Desenvolvimento, Estudos e Pesquisas do Instituto.
A chamada Geraçao Y chegou provocando mudanças significativas no mundo corporativo. Eles são impacientes, tem tomada de decisão rápida, tem espírito empreendedor,são totalmente orientados para satisfação imediata de seus anseios e vontades, tem uma visão de mundo muito mais ampliada e são mais ousados e destemidos para novos desafios.
Esses profissionais são bem vistos e procurados pelas empresas. Pois são capazes de inovar, empreender, tem auto confiança e tem preocupação sócio-ambiental.
Diante de tantas mudanças no comportamento dos profissionais as empresas e profissionais de RH estão em busca de novas práticas de gestão de pessoas para conseguir reter esses talentos. Pois selecioná-los é fácil o difícil é conseguir atender suas expectativas e mantê-los em seu quadro de funcionários.
Um fato é certo e comprovado: pessoas felizes dão mais lucro. Mas como proporcionar essa felicidade a essa nova geração? Esse é o grande desafio. Antes um bom salário já seria o primeiro diferencial para reter um talento, mas para essa geração isso não é o mais importante. Segundo uma pesquisa feita pela Cia de Talentos, o sucesso para esses jovens dependem em primeiro lugar, para 36% dos entrevistados, de fazer aquilo que se gosta, depois vem equilíbrio entre a vida profissional e pessoal; sensação de realização, seguida de reconhecimento e só em quinto lugar vem o ser bem remunerado.
Na mesma pesquisa foi questionado também os motivos que os levam a deixar o emprego, que são: em primeiro lugar ambiente de trabalho ruim; em seguida vem, pouco desenvolvimento profissional; em terceiro lugar,baixa qualidade de vida; em quarto, estabilidade de emprego e no final salários e benefícios. Mais uma vez a questão material fica em último lugar.
Diante disso, acredito que alguns dos pontos que farão a diferença para reter esses jovens talentos, são:
- Identificação com a empresa: A geração Y não tem o desejo de permanecer em um mesmo local de trabalho até a aposentadoria. Mas, eles estão dispostos a trabalhar horas a fio se sentirem que os valores da organização estão congruentes com seus valores.
- Ofereça gratificações e resultados tangíveis: Esses jovens possuem pouca paciência e são imediatistas, buscando progressos contínuos e rápidos em cada aspecto da vida. Tudo o que desejam saber é o que se espera deles, oferecendo gratificações e benefícios constantes pelo trabalho realizado.
- Ter chefes confiáveis: A credibilidade nos chefes indica que os jovens se sentem valorizados, informados, ouvidos, e que podem recorrer aos superiores quando precisam; que seus chefes são competentes, que lhes dão suficiente responsabilidade, e que falam a verdade. Esses jovens valorizam a verdade.
- Ofereça Feedbacks constantes: A geração Y possui uma necessidade constante de feedback, de preferência duas vezes por mês. Não é necessário que seja uma avaliação extensa. Um comentário de 5 minutos já faz os Ys felizes, pois significa que os gestores notaram a sua presença dentro da empresa. "Você fez um excelente trabalho!". Apenas isso já será suficiente.
- Ambiente de trabalho favorável: Cativar estes profissionais, oferecendo um bom ambiente de trabalho e proporcionando a informalidade ao unir responsabilidades e troca de experiências pessoais e profissionais. Dê liberdade como forma de flexibilização onde será obtida informalidade, claro que de uma forma positiva e não como uma liberdade irresponsável. Foque em seus resultados. Esses jovens também valorizam o trabalho em equipe e o companheirismo, portanto, incentive isso em sua empresa. Esses jovens querem trabalhar em um ambiente onde possam ser eles mesmos, um ambiente descontraído e bem humorado.
- Ofereça treinamentos: Essa geração tem um grande interesse em aprender e absorver novos conhecimentos. Invista em desenvolvimento e capacitação. Mas se esforce e garanta que os conhecimentos adquiridos sejam aplicados no próprio meio profissional. Crie ambiente, estimule, desafie e premie.
Essas são algumas dicas para reter esses jovens talentos. O que não se pode esquecer é que não existe uma fórmula, deve-se entender que cada indivíduo tem suas necessidades, valores e sonhos. Portanto, o ideal é procurar conhecer cada colaborador para lhe proporcionar o que de fato é importante para ele em um ambiente de trabalho, o que o motivará a continuar na corporação.
* Camila Gouvea é Coach com certificação internacional pela Sociedade Latino Americana de Coaching e International Association of Coaching-Institutes. É membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Integra o quadro de trainer e executive coach do Instituto de Coaching Aplicado - ICA, além de participar do Grupo de Desenvolvimento, Estudos e Pesquisas do Instituto.
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